Quem foi Santa Zita?


Imagem de Santa Zita

Zita nasceu em Monsagrati, Itália, em 1218, numa família de camponeses. Aos 12 anos Zita foi trabalhar como empregada doméstica para a família Fatinelli.

 

Antes que partisse, sua mãe lhe deu um único conselho: “Em tuas palavras e ações deves sempre perguntar: ‘Isto agrada ou não a Jesus?’”.

 

Zita foi empregada ali por 48 anos, até sua morte em 27 de abril de 1278. Trabalhava muito e bem, e era muito boa para os outros; toda a manhã ia à missa, visitava pobres, presos e doentes, dava-lhes comida, roupa, repartia o pouco que tinha, e lastimava que criminosos ficassem na prisão sem fazer nada.

 

Foi canonizada em 1696. E em 1955 foi declarada Padroeira Universal das Empregadas Domésticas. O lema de sua vida foi: “MÃOS NO TRABALHO, E EM DEUS O CORAÇÃO!

 

Oração de Santa Zita

 

Ó gloriosa Santa Zita, que tão bem soubestes aliar a vida de trabalho à vida de oração, dando como Maria o coração a Deus, e como Marta os braços ao próximo. Alcançai-me de Deus Nosso Senhor, esta ciência divina dos santos: a graça da santificação do trabalho pela vida de Fé; uma Fé viva que me ensine a ver nos homens e seus atos a mão da Providência, que pelo calvário e pela cruz me quer conduzir ao triunfo da Ressurreição gloriosa da bem-aventurança.
Amém.